quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O SAPATO DE CINDERELA



Você conhece a Cinderela? Eu conheço, lembro-me bem de sua história. Pobre coitada, Cinderela perdeu o seu sapato encantado, de vidro, tão bonito quanto sua face, tão pitoresco quanto sua vida. Mas nem tudo é um conto de fadas, dúvidas? Perguntem aos iraquianos sobre esta afirmação e, por conseguinte, ao ex-mandachuva estadunidense. E por falar em sapatos, você conhece Muntadar al-Zeidi?! Não?! Ora, este é o heroi iraquiano que, no ano passado, ficou conhecido por ter atirado seus sapatos no ex-presidente dos Estados Unidos, Jorge W. Bush, o que em seus país, significa uma ofensa temerosa.

Al-Zedi, jornalista e correspondente do canal de televisão Al-Baghdadia, não atirou somente um sapato no ex-presidente estadunidense, na verdade foram dois, mas o que quero dizer está estritamente interligado com o sentimento iraquiano perante as investidas americanas naquele país.

O jornalista, além de ter ganhado notoriedade no âmbito mundial, recebeu, nesta quinta-feira, uma homenagem de Shaha al-Juburi que, curiosamente, criou uma escultura de bronze no formato de um sapato para prestigiar al-Zeidi. A frase "isso é um presente para a família de Muntazer al-Zeidi, um herói, cujo gesto ajudou o povo iraquiano a sentir orgulho" foi gravada em uma placa metálica. A escultura foi erguida na cidade de Tikrit e, cedo ou tarde, receberá turistas de todo o mundo.

Se o novo presidente estadunidense, Barack Obama, seguir os mesmos moldes do governo que o antecedeu, este idealizado por Bush, certamente a demanda por sapatos crescerá consideravelmente.

0 comentários: